Como ser famoso na internet, por Miranda Sings

A receita de Miranda Sings para o estrelato é muito simples: acredite no seu talento; em hipótese alguma aceite não como resposta; priorize seus sonhos acima de qualquer coisa; seja completamente alheio às pistas que as pessoas dão no convívio social, tais como sarcasmo e ironia; por fim, não leve a sério ninguém que queira apontar suas falhas – é tudo recalque.

Seguindo à risca esse primoroso conjunto de comportamentos, Miranda (Colleen Ballinger) se encaixa naquela nada agradável categoria das pessoas sem noção. Em nenhum momento dos oito episódios de Haters Back Off! (2016) ficamos sabendo se isso é devido a algum distúrbio psicológico ou se a única explicação plausível é “ela é assim mesmo”. E aí está grande parte da graça da coisa toda.

Miranda Sings é uma personagem de longa data de Colleen. A moça começou a postar vídeos com a voz fanha e o batom vermelho borrado característicos de Miranda lá nos primórdios dos vlogs no YouTube, em 2008. Desde então, ela foi demitida de seu emprego num parque da Disney por conta da personagem, upou mais de 500 vídeos no canal da Miranda, mais de 700 em seu canal pessoal, e mais de 200 no perfil exclusivamente dedicado a vlogs. Juntos, os canais somam cerca de 13 milhões de inscritos.

Devido ao sucesso da personagem, sua criadora já fez várias turnês, nos Estados Unidos e internacionais. Nos shows de comédia, um dos pontos altos é a interação com o público, que pode ali rir na cara de alguém claramente sem noção, e sem se sentir mal por isso.

haters3
Criatura e criadora

Até demorou bastante tempo para que a Netflix investisse na personagem – que já traz consigo uma audiência considerável. Os oito episódios, com cerca de 30 minutos cada, são uma espécie de prequel à fama de Miranda no YouTube, oferecendo um pano de fundo à sua vida longe da câmera.

Na serie, são introduzidos três personagens tão peculiares quanto Miranda: sua mãe Bethany (Angela Kinsey), uma mulher fragilizada, que parece gostar muito do fato de estar fragilizada; seu tio Jim (Steve Little), que decide ser seu agente; e Patrick (Erik Stocklin), que nutre um amor quase platônico pela protagonista. A única figura não caricata é Emily (Francesca Reale), a filha e irmã adolescente que não aguenta mais segurar as barras das consequências das ações sem noção que acontecem com frequência pela casa.

Como não podia deixar de ser, tem vídeos no canal da Miranda sobre a série, com teaser e conversa sobre ter ou não uma segunda temporada, no canal da Colleen, com erros de gravação e participações do elenco, e no canal de vlogs, com os bastidores da premiere e com reações da atriz ao ver um outdoor da série. Com tanto potencial para participação do público em várias frentes e uma extensão tao grande do relato, isso que é narrativa transmidiática bem executada.

haters2
Miranda planejando seu sucesso

Durante os episódios, alguns silêncios, alguns ângulos e alguns diálogos funcionam não para nos fazer rir, mas para nos deixar desconfortáveis. Não para mostrar o que é estar na pele de Miranda, que está tranquila em sua própria pele, mas para ilustrar o que é conviver em meio às esquisitices de Miranda e cia.

Haters Back Off!, que começa despretensiosamente cômica e segue numa crescente dramática, apresentando momentos tensos e emocionantes nos episódios finais. Aqui, já não é mais sobre não se sentir mal por rir de alguém claramente incapaz de ler pistas sociais, mas sobre o fato de que pessoas assim realmente existem por aí, e é realmente uma barra conviver com (e ser) essa pessoa.

Até o presente momento Netflix não se pronunciou sobre uma possível segunda temporada – que espero que vire uma realidade. Por hora, ficam os oito episódios, e os erros de gravação, e as entrevistas com o elenco, e os vlogs sobre a série, e os bastidores, e mais um tanto de videos pra gente entrar nesse maravilhosamente louco mundo de Miranda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s