Pra quem ama listas, aqui vai o melhor do Sobrado em 2016

Em 2016 o Sobrado abriu suas portas, e o que a gente tem tentado nesse tempo é falar da mensagem de reconciliação através da arte e da cultura. Somos apaixonados por isso! Muito obrigada por ter embarcado nessa com a gente. A casa é sua mesmo. E sem mais delongas, esses foram os posts que mais fizeram sucesso por aqui nesse ano:

friends-central-perk1C.S. Lewis e porque nós não superamos Friends

Em primeiro lugar, disparado, foi o texto da Jac sobre como está tudo bem ainda rever a reprise da reprise da reprise de Friends na hora do almoço.

“O argumento de Lewis é o de que muitos chamam de ‘amigos’ aqueles que são apenas seus ‘companheiros’. Para ele, o nascimento de uma amizade pode ser simbolizado na frase ‘O que? Você também?! Pensei que eu fosse o único!’. Enquanto os amantes olham-se frente a frente, absorvidos mutuamente, na amizade sentamos lado a lado, absorvidos em um interesse comum.” Confira na íntegra aqui.

animals2O problema de Animals e as distorções que a gente aceita

Já tinha um bom tempo que Animals do Maroon 5 me incomodava bastante, e naquela semana do estupro coletivo no RJ, não teve como não falar sobre.

“É mais fácil falar da opressão e objetificação feminina quando estão entregues em ritmo de axé ou tecno brega, enquanto a gente escuta umas declarações duvidosas num pop que a gente curte aqui, deixa passar um pensamento errado naquele indie rock que a gente ama ali. (…) O nosso calo é que devia ser o primeiro a doer.” Continue lendo aqui.

im3Ninguém explica Deus… mas quem disse que o Big Bang disfarça?

Sabe aquela música “Ninguém explica Deus”, do projeto Preto no Branco? Ela fez muito sucesso esse ano, mas uma frase lá no meio incomodou pra caramba o André.

“Ao invés de ir à guerra, consigo abraçar essa harmonia tão maravilhosa entre os dois lados. Essa harmonia só é perturbada pelas pessoas que insistem em colocar um muro entre esses campos, por aquelas que querem usar a ciência ou a fé apenas para justificar sua opinião sobre o mundo.” Leia mais aqui.

neymar-100-jesus4Às vezes ser 100% Jesus significa perder

Nada contra o Neymar, aliás, como não amar os velhos tweets do rapaz? Mas é bem importante que a gente entenda que seguir Jesus nem sempre vai significar sair vencedor.

“Abbey, que é cristã, disse que durante o tempo dela no Rio, Deus deixou claro para ela que sua experiência nos jogos seria sobre mais do que sua performance na corrida. Antes da competição, ela sabia que ter o foco em Deus em primeiro lugar nem sempre se manifesta em medalhas. ‘Às vezes significa chegar em último lugar’. O que de fato aconteceu. É disso que eu quero me lembrar, é de um coração assim que eu preciso.” Entenda a história toda aqui.

medo de amar5Medo de amar

Ah, o amor… Não podia faltar um texto sobre ele por aqui. Medo de Amar n° 3 é uma música que diz tanto, mas tanto sobre a forma como a gente (não) lida com relacionamentos na igreja, que tinha que ter um lugar pra ela no Sobrado.

“E quando escolhemos nos manter longe da possibilidade do amor? (…) Às vezes sabemos que simplesmente ainda não estamos prontos. Mas outras vezes usamos isso como desculpa. O perigo é que ela parece muito cristianicamente correta. Se alinha demais com o ideal de santidade que construímos. E essa desculpa de não se envolver seria perfeita se não estivesse, entre outras coisas, baseada no medo.” Termine de ler aqui.

Janela iTunesBônus: Janela #001 – Cristianismo, Cultura e Arte

Tudo começou no Sobrado com a ideia de bater um papo sobre isso aí, cristianismo, cultura e arte. E vou confessar: a gente ficou com um receio danado de ouvir o primeiro episódio do podcast depois de um tempo e pensar “como a gente teve coragem de divulgar isso?!”. Mas até que a gente tem bastante orgulho desse e dos outros 15 episódios do Janela que já saíram até agora. Você pode ouvir todos eles buscando pela tag Podcast aqui no blog.

Que 2017 seja cheio de boas conversas sobre música, filmes, séries, quadrinhos, livros, games, exposições e tudo mais, sempre apontando para o que é Eterno.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s