Música, cinema e comida que nos forma

 

A identidade brasileria é um fragmento misterioso pouco explorado e por vezes admirado sem se saber bem o porquê. O mundo tem um retrato vendido há anos do que é a brasilidade, que vem do carnaval, da bossa nova e de outros signos comuns e simplórios que, na complexidade da nossa continentalidade, pouco definem quem realmente somos.

Bem, tendo em vista o obscurantismo que submete a nossa identidade nacional, venho aqui tentar identificar pessoas que de alguma forma expressam o que de fato possa ser o Brasil na música, no cinema e na comida.

MÚSICA: RINCON SAPIÊNCIA

rincon-sapiência

Sim, ele é um Mestre de Cerimônias, um cara que canta rap, o beatmaker que mistura funk, trap, rap, axé e samba trazendo nas ruas rimas o valor de ser negro, periférico e sim, brasileiro.

 

CINEMA: NELSON PEREIRA DOS SANTOS

nelson-pereira-dos-santos-700-525

O primeiro filme dele foi nos anos 40, e buscou na literatura nacional suas referências para a sua obra. Foi um dos expoentes do cinema novo, problematizou o samba, trabalhou com Grande Otelo e até hoje se mantém relevante para a construção do cinema nacional.

 

COMIDA: JEFFERSON RUEDA

jefferson rueda

Jeffinho, como é conhecido, vem do interior e, como dizem, o cara sai da roça mas a roça não saiu dele, ainda bem! Ele deixou um restaurante estrelado para começar uma casa especializada em carne de porco que aproveita do focinho ao rabo, no melhor estilo churrasco de roça.

 

Então, não sei bem o quanto isso tudo faz parte do Brasil que você conhece e vive, mas pouco do que sabemos sobre nós está aí para que nos firmemos como somos, ou talvez como deveríamos ser. Simplesmente um povo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s